28 de abril de 2016

Sobre Nós

IMG_0107

Brasiliense criada em Fortaleza-CE, transformou em profissão o hobby que a acompanhou desde criança e se tornou cozinheira profissional. Comandou por muitos anos a cozinha de grandes buffets e restaurantes da cidade.

A paixão por gastronomia e saúde a fizeram cursar pós graduação em Nutrição Clínica Funcional, especializando-se em desintoxicação e emagrecimento saudável.

Logo após cursou Naturopatia Holística e Curso de Coach.

Atualmente cursa Nutrição.

Acompanhe nas redes sociais:

Facebook: Maria Vasconcelos   / Instagram: @maria_c_vasconcelos

 

A cozinheira – chef de cozinha

Sou movida a desafios…Cei site 4

Isso é algo que me descreve perfeitamente bem. Desde criança sempre gostei de curtir a cozinha de casa, cozinhar para minha família e amigos. A atenção com bons ingredientes e melhores maneiras de cocção fez do hobby a minha profissão e passei a assumir a organização de minhas recepções e festas comemorativas. Acabei desenvolvendo uma paixão por eventos e isso me levou a abrir meu próprio buffet e casa de festas em 2007. Mais adiante, certa de que estava no caminho certo, troquei a faculdade de Direito pelo curso de Gastronomia. E confesso que me senti a mulher mais feliz do mundo por essa troca.

Ser cozinheira me fazia feliz, mas ser apenas cozinheira não me bastava, eu queria ajudar, eu queria melhorar a vida das pessoas. Eu queria que minha comida além de gostosa, fosse saudável, que pessoas com intolerâncias também pudessem comer a vontade. Mas cozinhar de forma saudável era confuso e contraditório pois havia muita informação divergente. Apesar de ter uma preocupação relativamente boa quanto à qualidade da alimentação na minha casa, eu não conhecia os conceitos a fundo e isso me confundia e desestimulava bastante. Às vezes preparava um prato que considerava super saudável, mas logo descobria que o tal prato não era assim tãããão saudável como eu imaginava. Quem nunca passou por isso atire a primeira pedra!

Apesar do modismo atualmente em torno da Gastronomia Funcional, eu me interessei por esse assunto para proteger a saúde da minha família e claro, a minha também. Minha família e filhos são a minha vida. E como toda mãe, eu sou coruja e procuro proteger minhas crias o tempo todo de tudo e de todos. Felizmente eu achei uma área em que eu poderia atuar de forma livre para protegê-los: a alimentação. E essa vontade de ajudar o próximo que eu tinha, me fez estender esses preparos para os meus clientes.

Foi isso que me motivou a buscar na pós-graduação em Nutrição Funcional o complemento ao meu conhecimento que faltava, juntamente com diversos outros estudos e pesquisas de artigos científicos a respeito do que realmente está acontecendo no mundo na nutrição. Sou adepta de um estilo de alimentação chamado paleo e também low carb high fat. Que foi como consegui emagrecer e manter um peso adequado, Mas isso é história para outro dia…

A gastronomia funcional fez com que me apaixonasse novamente pela minha profissão. Seus princípios têm me ajudado a repensar os pratos clássicos, a fazer as modificações necessárias, acrescentando ou substituindo ingredientes, sempre tendo em mente a preservação da aparência e do sabor, sem abrir mão da qualidade nutricional.

Ser deliciosamente surpreendido, é exatamente o que se pode esperar dos meus pratos.

Maria Vasconcelos – Chef de cozinha, pós graduada em Nutrição Funcional

 

 

 

“A gastronomia funcional aborda técnicas dietéticas corretas sempre visando a saúde individual, agregando alimentos que possuem além do valor nutritivo inerentes à eles, também produzem efeitos metabólicos importantes na manutenção da saúde, emagrecimento, bem estar e ainda ajuda a prevenir e tratar doenças. Sempre levando em consideração que precisam ser consumidos na quantidade e periodicidade correta.

A gastronomia funcional faz a união perfeita entre SAÚDE e SABOR.

Venha comigo redescobrir uma vida mais saudável, de verdade!”

A Terapeuta Holística         

A busca perene do autoconhecimento e da compreensão da vida, do universo e dos seres me arrastou de forma irremediável ao estudo das diversas técnicas de reequilíbrio com as quais hoje efetivamente trabalho.

Há alguns anos o estudo dos terapias como EFT, Ho’Oponopono e Reiki, se uniram de forma sistemática a reeducação-energética alimentar, o que me fez realizar muitos cursos na área.

O estudo das terapias orientais por sua vez me fez descobrir que na China a Medicina Tradicional Chinesa é, mais que tudo, focada na utilização de ervas da Farmacologia Chinesa, assim decidi aprofundar meus estudos nessa vertente e fazer outra Pós-Graduação na área, a de Farmacologia e Clínica Chinesa, que pode ser usada através de sopas que equilibram nossa energia.

Todas as técnicas que trabalho tem como alinhavamento e veia mestra o que chamo de “Coaching Holístico”, que nada mais é que ajudar as pessoas com todas essas ferramentas que utilizo a atingirem suas metas.

A Coach

Ao perceber que estava atuando como Coach em consultas, e fazendo processos de Coaching intuitivamente, optei por me formar como Coach também, adquirindo assim conhecimentos mais estruturados sobre a técnica, que tem como fundamento trazer nossos desejos para a realidade efetiva, acreditando que através do foco, da ação e do autoconhecimento podemos atingir nossos objetivos.

Sou Coach, ou seja, realizo junto com meu cliente (Coachee), processos de Coaching.

Dentro do meu trabalho como Coach atuo com: Health coaching, Life Coaching/Spiritual e Coaching de emagrecimento e vida saudável

Jornalista – 0011333/DF

Asas e eixos

A paixão por levar conhecimento sobre gastronomia e saúde me levou a aceitar o desafio de ser repórter da Revista Brasiliense Asas & Eixos. Constantemente escrevo sobre os temas relacionados, bem como gravamos entrevistas com profissionais de saúde para o site. Acompanhe, confira agora mesmo o site da revista!

_________________________________________________________________

Diana Oliveira                                 Diana Oliveira

Nutricionista formada pela Faculdade Uniplan, pós-graduanda em obesidade emagrecimento e Coach. Trabalha também com  grupos de emagrecimento estando em uma busca constante de conhecimento. Apaixonada pela profissão, busca sempre levar a reeducação alimentar ao seus clientes  de uma forma que todos possam ter qualidade de vida.

Me considero uma mulher como toda brasileira, forte e guerreira. Passei muitas dificuldades na vida e acredito firmemente que a minha missão de vida é ajudar as pessoas que vivem com ansiedade e compulsão  alimentar a ter um bom relacionamento com a comida e a conquistar e recuperar sua auto-estima e o autocontrole sem parar de comer  dando  preferência aos hábitos alimentares corretos.