HIIT – Conheça a modalidade, suas vantagens e como treinar

Eu tive contato com o HIIT pela primeira vez há mais ou menos 1 ano, e no começo não dei muito crédito. Confesso que tive um certo preconceito e achei que os resultados exibidos fossem fantasiosos. A modalidade chamada de HIIT (sigla em inglês para High Intensity Interval Training ou Treino Intervalado de Alta Intensidade), é recomendada para quem tem pouco tempo e quer emagrecer, definição muscular e/ou condicionamento físico.

1740435_611918422297295_1282852156_n

Exatamente 1 ano se passou, pesquisei muito e descobri que se trata sim de uma modalidade super bacana e capaz de trazer resultados fantásticos. Hoje sou praticante assídua e adoro por ser rápido e não tomar muito do meu tempo que é super corrido.

12822458_980111192079125_933472242_n

A maior vantagem desse tipo de treino é aumentar o efeito EPOC, ou seja, o excesso de consumo de oxigênio pós-exercício. Quando você treina pra valer, o corpo demora várias horas para voltar ao seu estado normal. Durante esse tempo, o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante as próximas 24 horas!

Melhora também a Capacidade Cardiovascular, pois aumenta a absorção de oxigênio (V02 Max ou capacidade aeróbica) de forma mais rápida do que exercícios aeróbios de baixa intensidade, bem como, auxilia a produção de hormônios para lipólise.

Além das pesquisas evidenciarem um maior gasto calórico, que para quem quer emagrecer essa é uma excelente alternativa, o HIIT pode ser feito praticamente em qualquer lugar com qualquer aparelho, ou até mesmo sem nenhum aparelho. Também não precisa ser feito necessariamente em aparelhos aeróbicos. As possibilidades são praticamente infinitas. Pessoas iniciantes, intermediárias e avançadas podem se beneficiar do HIIT, pois cada um segue o seu ritmo. O importante é manter-se em constante movimento, sem parar para descansar.

 hiit2Treino utilizando o HIIT

 O treino consiste em realizar um exercício com intensidade máxima durante um curto tempo predeterminado (1 a 2 minutos, por exemplo), intercalando o mesmo exercício ou outro com intensidade baixa (por 2 a 3 minutos, uma espécie de descanso ativo), o que possibilita que o corpo elimine o ácido láctico do sangue, permitindo assim que o indivíduo tenha tempo suficiente para se recuperar e realizar outro intervalo de alta intensidade.

Você terá que executar o exercício aplicando o seu máximo por um determinado período de tempo, seguido de um predefinido “intervalo” onde será reduzida a intensidade do exercício, mas você não para até que o tempo estipulado esteja completo.

Faça parte da minha lista VIP e ganhe um ebook

Receba, gratuitamente, todo o meu conteúdo inédito e o ebook Os 8 Principios Básicos para Tornar sua Alimentação Mais Saudável. 

privacy Seu email está seguro comigo, eu nunca envio spam.

Devemos alertar apenas que o HIIT exige um pouco mais de nosso corpo, por ser requisitado períodos de alta intensidade, não devendo ser praticado todos os dias – no máximo três vezes por semana – pois pode influenciar negativamente, o ganho de massa muscular, assim como resultar em overtraining.

Primeiramente, aqueça por 5 minutos. Enfim, use a imaginação para elevar a sua frequência cardíaca e preparar o seu corpo para a série de exercícios que você realizará.

Execute cada exercício com a máxima velocidade, sem parar por 1 a 2 minutos, ou faça-os até a repetição máxima. Repita a rodada até completar 20 minutos. No final, faça um alongamento por 5 minutos para relaxar.

Para obter o resultado desejado e reduzir os riscos de lesões, peça orientação a um profissional de Educação Física.

 

Please follow and like us:

Mensagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *