EFT – Técnica de Libertação Emocional

O que é EFT?

O EFT (Emotional Freedom Techniques) ou Tapping é um método terapêutico que além de trabalhar através da linguagem verbal, opera nos terminais dos meridianos energéticos do nosso corpo, para eliminar sintomas e incômodos emocionais, físicos e, também, para melhorar nossa performance esportiva, artística e profissional. Este trabalho é feito através de pequenas batidinhas (tapping) nos mesmos meridianos usados pela acupuntura chinesa, só que não utilizamos agulhas.

EFT é um método terapêutico que pode ser usado na clínica ou auto aplicado e que foi criado para eliminar as intensidades emocionais negativas que criam sintomas e incômodos, nos impedindo de viver com saúde, qualidade de vida, harmonia e paz interior.

EFT é uma versão da acupuntura, mas sem agulhas, que se difundiu pelo mundo todo. Traduzido para mais de 23 línguas, já ajudou milhões de pessoas a mudarem suas vidas. Funciona onde se tem a impressão que nada mais vai funcionar. Admiráveis resultados em casos de dor, doenças físicas, perturbações emocionais graves e bloqueios de desempenho num tempo menor que as terapias convencionais.

Como EFT funciona?

O pressuposto básico do EFT : todos os sintomas físicos ou emocionais se baseiam em rupturas nos meridianos energéticos presentes no nosso corpo. Quando acontece na história de alguém uma experiência traumática há uma ruptura no fluxo energético que circula nos meridianos. O trabalho com Tapping, somado a comunicação verbal, restabelece o fluxo energético, cancelando ao mesmo tempo as emoções e os pensamentos negativos que se originaram na experiência traumática, assim como os sintomas psicossomáticos que se instalam no nosso corpo.

Por exemplo, consideremos uma pessoa tem medo de entrar numa piscina ou apresenta fobia em relação à agua. Com certeza a fobia de água está ligada a uma experiência traumática do passado, por exemplo, um pai que forçou a criança a se virar sozinha na água tentando faze-la aprender a nadar. É esta experiência traumática que tem que ser visitada em todos os seus aspectos. Todas as sensações auditivas, visuais, olfativas, cenestésicas ligadas a este evento precisam ser recuperadas e trabalhadas com o Tapping, bem como eventuais crenças e pensamentos negativos. Isso garantirá uma recuperação definitiva da fobia.

Conheça a Receita Básica do EFT

Para você experimentar na prática o poder do EFT leia com atenção este artigo, veja os vídeos e teste em algum sintoma que você tenha. Esta receita básica do EFT é muito simples, e você poderá auto aplica-la, mas saiba que é preciso conhecer o método do Gold Standard EFT em profundidade para resolver problemas que se manifestam nos sintomas.

Como fazer o EFT Básico – A Receita Básica
images (2)
O Tapping: Procedimento básico – a peça central do EFT

Tapping: esta palavra designa o procedimento de executar pequenas batidinhas em pontos por onde passam os meridianos energéticos usados pela acupuntura chinesa, estimulando estes pontos em média 7 vezes. Usamos a palavra em inglês, tapping, uma vez que a palavra “batidinha” em português tem vários outros significados.

A receita básica do EFT é uma ferramenta terapêutica fácil de usar que fornece os fundamentos para expandir sua liberdade emocional. É o procedimento que usamos em cada rodada de EFT… É fácil de aprender e fácil de aplicar, razão pela qual o EFT tornou-se conhecido como uma ferramenta que qualquer um pode usar. Por si só, a receita básica do EFT pode ser aplicada a qualquer problema que você quiser e, embora ainda seja apenas o primeiro passo para todo o potencial do EFT, ele continua a fornecer resultados que variam do encorajador ao impressionante. Os demais benefícios virão quando você aprender a colocar como objetivo dos tappings alvos mais precisos. No entanto, você precisa saber o básico antes de aprender o resto. Então vamos começar!

downloadReceita Básica : o Bolo
Uma receita, é claro, tem certos ingredientes que devem ser adicionados numa certa ordem. Se você está assando um bolo, por exemplo, você deve usar açúcar em vez de pimenta e você deve adicionar o açúcar antes de colocá-lo no forno.

Caso contrário … o bolo não sai.

A receita básica do EFT não é exceção. Cada ingrediente deve ser introduzido precisamente como descrito e deve ser adicionado na ordem adequada.

Embora eu esteja tomando um tempo para descrevê-lo em detalhes, a Receita Básica tem apenas 5 passos breves (ingredientes) e leva muito pouco esforço para aprender. Uma vez memorizada, cada rodada pode ser executada em cerca de 30 segundos. Vai exigir um pouco de prática, é claro, mas depois de algumas tentativas, o processo tornase familiar e você pode fazê-lo quase dormindo até… (milhões já fizeram EFT, incluindo crianças). Então você vai ter uma ferramenta permanente, que você pode usar para toda vida.

Lembra-se do que afirmamos ter descoberto?

“A causa de todas as emoções negativas é uma perturbação no sistema energético do corpo.”

Segue-se então que as perturbações energéticas são a razão pela qual surgem todo tipo de problemas emocionais como pesar , raiva, culpa, depressão,
trauma e medo. Como muitas questões físicas e de performance frequentemente têm raízes emocionais, concluímos que resolvendo perturbações energéticas se pode solucionar problemas físicos e de desempenho.
Sempre que nos deparamos com estas perturbações energéticas, usamos o processo de tapping para corrigi-las. A Receita Básica combina a fala de sentenças focadas no problema com uma sequência de 9 pontos de tapping. As sentenças focadas nos conectam com o problema e esta conexão, por sua vez, nos conduz para as perturbações energéticas  que temos que trabalhar.

Estas sentenças verbalizadas são uma parte essencial do processo porque informa o nosso sistema qual o problema que estamos trabalhando. As emoções negativas acontecem porque nos conectamos para certos pensamentos ou circunstâncias que, por sua vez, fazem com que nossos sistemas energéticos se perturbem. Se isso não ocorre, funcionamos normalmente. Um medo de altura não surge, por exemplo, enquanto estamos lendo a seção de quadrinhos do jornal de domingo (e, portanto, não conectados com o problema).

Uma vez que estamos conectados com o problema, o Tapping estimula os fluxos energéticos , equilibrando as perturbações energéticas  resultantes. Também, importante esclarecer que os pontos que usamos estão nos pontos terminais dos fluxos energéticos ( meridianos ou vasos) … OU … estão nos pontos ao longo destes fluxos que estão perto da superfície do corpo.

Você pode estar ciente que os acupunturistas estudam e usam mais de 300 pontos nos meridianos do corpo, em vez do punhadinho de pontos que é utilizado pelo processo de tapping do EFT. Além disso, ao contrário do EFT, acupunturistas associam cada um dos fluxos energéticos com os órgãos do corpo (rins, estômago, baço, etc) e com emoções (raiva, medo, tristeza, etc). Não negamos a validade desta abordagem, mas a ignoramos. O EFT representa um uso diferente destes fluxos que permite que alguém com nenhum treinamento formal na medicina chinesa possa por si próprio realinhar as perturbações com um simples processo.

Você pode aprender as complexidades do sistema chinês de meridianos se quiser, mas esse conhecimento não é necessário para gerar resultados de primeira classe com EFT. Na prática, os 12 meridianos e os 2 vasos governadores estão interligados e, portanto, se um fluxo energético se desequilibra, isto influencia os demais. É por isso que geralmente precisamos trabalhar em apenas alguns fluxos para termos o problema resolvido.
Antes de demonstrar a Receita Básica de EFT tapping em vídeo, vamos (1) observar os pontos de Tapping, (2) estabelecer algumas dicas úteis de tapping e (3) rever os 5 passos da Receita Básica.

Os pontos do EFT

Estas ilustrações, juntamente com as suas siglas , são auto-explicativas e são exploradas em detalhe mais tarde ( inclusive nos vídeos). Por enquanto, basta você localizar cada um desses pontos em seu próprio corpo e tocar cada um deles com a ponta dos dedos.

Optamos nesta tradução por deixar as siglas em inglês. Para manter uma denominação universal.

Siglas para ajudar a localizar os pontos de 
Tapping da Receita Básica:

KC- Karate chop: O ponto do karatê está localizado no centro da parte carnuda do lado de fora da sua mão (qualquer uma das mãos) entre a parte superior do punho e da base do dedo do mindinho…. ou falando de outra forma. … KC é a parte da mão que você usaria para dar um golpe de caratê.

TOH- Top of the head : Ponto do alto da cabeça. Se você fosse desenhar uma linha de uma orelha passando sobre a cabeça até a outra orelha, e outra linha de seu nariz até a parte de trás do seu pescoço, o ponto TOH está ali onde estas duas linhas se cruzam.

EB-Begining of the eyeBrow: Ponto do início da Sobrancelha. Está localizado bem no início da sobrancelha, acima do nariz e mais a direita ou à esquerda. Este ponto é abreviado EB .

SE- Side of the Eye: Ponto do lado externo do olho. Está localizado no osso que finca no canto externo do olho.

EU- Under the Eye: Ponto abaixo do olho . Fica localizado no osso sob um dos olhos cerca de uma polegada abaixo de sua pupila.

UM- Under de Nose: Ponto abaixo do nariz. Está localizado na pequena área entre na parte inferior do seu nariz e parte superior de seu lábio superior.

Ch- Chin : Ponto do queixo. Está localizado a meio caminho entre a ponta inferior de seu queixo e a base do seu lábio inferior. Mesmo não estando diretamente na ponta inferior do queixo, chamamos de ponto do queixo porque é descritivo o suficiente para as pessoas entenderem facilmente.

CB- CollarBone: Ponto da clavícula. Está localizado na junção onde externo (osso do peito), a clavícula e a primeira costela se encontram. Para localizá-lo, primeiro coloque o dedo indicador no declive em forma de U, na parte superior do osso do peito ( local onde o homem faria o nó da sua gravata). Da base do U, mova o indicador para baixo em direção ao umbigo 2,5 cm e, em seguida, vá para a esquerda (ou direita) 2,5 cm. Ele fica no início da clavícula e nós o chamamos de ponto da clavícula, porque isso é muito mais fácil de dizer do que “a junção onde o externo (osso do peito), a clavícula e a primeira costela se encontram.”

UA –Under the Arm: Ponto embaixo do braço. Este ponto está localizado do lado do corpo, numa linha direta com o mamilo (homens) ou no meio da lateral do sutiã (para as mulheres). Está a cerca de 10 centímetros abaixo da axila.

Dicas para o Tapping:

Essas dicas respondem às perguntas mais comuns.

Alguns dos pontos de tapping tem pontos equivalentes ou gêmeos em cada lado do corpo. Por exemplo, o ponto do início da sobrancelha no lado direito do corpo tem um ponto gêmeo no lado esquerdo do corpo. Anos de experiência nos ensinaram que você só precisa tocar um desses pontos. No entanto, se você tem as mãos livres certamente você pode tocar em ambos os lados para obter um bom resultado.

Você também pode mudar de lado quando você fizer o tapping nestes pontos. Por exemplo, durante a mesma rodada da receita básica de EFT, você pode fazer o tapping no ponto do caratê em sua mão esquerda e no ponto do início da sobrancelha no lado direito do seu corpo. Isso faz com que o processo de Tapping fique mais simples de fazer.

O Tapping é feito com dois ou mais dedos. Assim você toca uma área maior e garante que o seu Tapping cubra com certeza o ponto correto.

Mesmo que você possa fazer o Tapping com as pontas dos dedos de ambas as mãos, a maioria das pessoas usa a mão dominante. Por exemplo, as pessoas destras usam as pontas dos dedos de sua mão direita, enquanto as pessoas canhotas usam as pontas dos dedos de sua mão esquerda.

Você faz o Tapping cerca de 5 vezes em cada ponto. Não há necessidade de contar porque entre 3 e 7 Tappings em cada ponto é adequado. A única exceção é durante a etapa de preparação (explicada mais adiante), onde o ponto do Caratê ( KC) é tocado continuamente enquanto você repete alguma frase padrão.

O processo é facilmente memorizado. Depois de ter feito o tapping no ponto do caratê ( KC) , o resto dos pontos seguem para baixo ao longo do corpo (ver a sequência dos pontos na figura acima). O ponto da sobrancelha, por exemplo, está abaixo do topo da cabeça. O ponto do lado do olho está abaixo do ponto de sobrancelha. E assim por diante na direção descendente do corpo.

Os Cinco Passos da Receita Básica do EFT Tapping

Estes passos simples também são mostrados no vídeo apresentado abaixo. Por enquanto, apenas se familiarize com os conceitos. O vídeo irá orientá-lo através deste processo de Tapping para que você possa memorizá-lo facilmente.

1. Identifique o problema: Tudo que você faz aqui é fazer uma nota mental do que te incomoda. Este incomodo se torna o alvo no qual vai focar a Receita Básica do EFT Tapping. Exemplos podem ser: dor no ombro, meu pai me envergonhando na minha festa de 8 anos ou não conseguir cantar aquela nota aguda da musica. Tenha certeza que você só está focando em um problema de cada vez. Como você vai aprender mais tarde, tentando combinar questões no processo irá comprometer os resultados.

2. Teste a intensidade inicial: Aqui você estabelece o nível da intensidade do problema antes de começar o Tapping da Receita Básica, atribuindo uma nota ao problema em uma escala de 0-10, onde 10 é o nível pior que o problema já alcançou e zero é nenhuma intensidade para este problema. Esta atribuição de uma nota serve como um ponto de referência para que possamos comparar nosso progresso depois de cada rodada do EFT Tapping. Se, por exemplo, começamos com um 8 e, ao final chegamos a 4, então sabemos que conseguimos uma melhoria de 50%. O número de possíveis problemas que você pode tratar com a Receita Básica do EFT Tapping é infinito e nem todos eles se encaixam perfeitamente nos mesmos tipos de teste. Para o presente estágio de seu aprendizado, no entanto, abaixo estão alguns métodos úteis para ajudá-lo a acessar o seu(s) problema (s) e chegar às suas notas de 0-10 . Eles se aplicam à maioria das questões. >-Para questões emocionais, você pode recriar as memórias em sua mente e acessar os desconfortos que elas revelam. >Para incômodos ou sofrimentos físicos, você pode simplesmente acessar a dor ou desconforto existente. >Para problemas de performance você pode tentar o nível de performance desejado e medir o quão perto você chegou.

3. A Preparação (Setup) : A Preparação é um processo que usamos para iniciar cada rodada de Tapping. Ao formular uma simples frase e ir dizendo-a enquanto continuadamente se faz o Tapping no ponto do KC, você permite que seu sistema saiba que problema você está tentando trabalhar. Ao formular essa frase há duas metas a atingir: 1) reconhecer o problema 2) aceitar a si mesmo, apesar dele Fazemos isto dizendo: “Mesmo que eu tenha este/esta _______________, eu me aceito profunda e completamente” O espaço em branco acima representa o problema que você quer trabalhar, portanto, você pode simplesmente inserir questões como: Esta dor no ombro: “Mesmo que eu tenha essa dor no ombro, eu me aceito profunda e completamente.” Este medo de aranhas: “Mesmo que eu tenha esse medo de aranhas, eu me aceito profunda e completamente.” Esta humilhação na minha formatura da oitava série: “Mesmo que eu tenha tido essa humilhação na minha formatura da oitava série, eu me aceito profunda e completamente .” Esta dificuldade em fazer lances livres: “Mesmo que eu tenha essa dificuldade em fazer lances livres no jogo de basquete, eu me aceito profunda e completamente.” Nem todas os problemas que se vai trabalhar se encaixam perfeitamente em “Mesmo que eu tenha essa/esse ____________,” . Portanto você pode ter alguma flexibilidade ao formular sua frase de Preparação ( Setup). Por exemplo, em vez de “este ombro dolorido”, você poderia dizer: “Mesmo que o meu ombro esteja doendo, eu me aceito profunda e completamente”. Ou em vez de dizer “esta humilhação na minha formatura na oitava série”, você poderia dizer: “Mesmo que meu pai tenha me humilhado na minha formatura na oitava série.” Ao utilizar o “Mesmo que eu tenha esse/essa _______________,” você vai escolher automaticamente algo que representa a sua experiência, a sua reação, ou um problema que você reconhece como algo que pertence a você, que é seu, o que é uma característica importante. Nós não usamos o EFT para um problema de outra pessoa. Por exemplo, em vez de: “Mesmo que meu filho seja viciado em drogas, eu me aceito profunda e completamente”, é melhor colocar o foco em sua própria reação, que pode ser: “Mesmo que eu esteja frustrado pela toxico-dependência do meu filho.” ou em vez de “Mesmo que meu marido trabalhe demais …”, melhor tentar algo como “Mesmo que eu me sinta sozinha quando meu marido fica até mais tarde no escritório …”. Nosso objetivo com o EFT é focar em nossa faceta do problema em vez de tentar corrigir o problema de outra pessoa. Ao identificar o problema com esta frase, você corrige o zzzzzt ( perturbação) inicial nos bastidores, ou para além das aparências, para que o tapping possa agir e resolver o problema. Importante, importante, o importante: A linguagem que usamos sempre visa formular e atingir o negativo. Isto é essencial porque é o negativo que cria as perturbações energéticas (zzzzzts), que a Receita Básica do EFT resolve ( trazendo então paz para o sistema). Por outro lado, os métodos convencionais e livros de auto-ajuda populares salientam o pensamento positivo e pregam que você deve evitar o negativo. Isso soa como algo bom mas, para os nossos propósitos, apenas cobre o negativo com palavras agradáveis e sonoras. EFT, ao contrário, precisa focar no negativo para que ele possa ser neutralizado. Isto permite que o positivo que e´ natural em nós, suba à tona.

4. A sequência: A Sequencia é o ponto forte da receita básica do EFT Tapping, que estimula / equilibra o fluxo energético do corpo. Para realizá-la, você faz o Tapping em cada um dos pontos indicados no desenho acima sobre enquanto dize uma Frase Lembrete que mantém o sistema conectado com o problema. Listei os pontos, logo abaixo e anotei uma formulação da Frase Lembrete:

  • Topo da Cabeça (TOH = Top of the Head)
  • Início da Sobrancelha (EB = Eyebrow)
  • Lado do Olho (SE = Side of the Eye)
  • Embaixo do Olho (UE= Under the Eye)
  • Embaixo do Nariz (UM = Under Nose)
  • Ponto do Queixo (CH = Chin Point)
  • Início da Clavícula (CB = Collarbone)
  • Debaixo do Braço (UA= Under Arm)

A Frase Lembrete é muito simples, pois você só precisa identificar o problema com algumas breves palavras. Dependendo do seu problema, pode-se dizer o seguinte em cada ponto de Tapping…

“Este ombro dolorido”,
“Meu pai me envergonhou”,
“Essa dificuldade em cantar essa nota alta.”

5. Testar a intensidade de novo: Finalmente, você estabelece uma nota para a intensidade do problema “depois”, atribuindo uma nota a ele em uma escala de 0-10. Você compara esta nota com a nota dada antes do Tapping para ver qual foi o seu progresso. Se você não atingir o zero, em seguida repete o processo até que você atinja zero ou chegue a um nível de patamar estável. Você também pode incluir alguns pontos de Tapping adicionais que serão introduzidos na próxima seção deste artigo. Se você não conseguir chegar a um resultado satisfatório, você provavelmente precisará “procurar as raízes do problema.

Nota aos praticantes de EFT que foram treinados antes deste Tutorial: A receita básica do EFT Tapping foi simplificada no seguinte: (1) O que era anteriormente conhecido como o Atalho do EFT é agora a Receita Básica do EFT. Outros pontos e métodos de Tapping, bem como o procedimento 9 Gamut foram repensados e colocados “na prateleira” para uso quando se ficar estagnado em um problema (a ser discutido mais tarde). (2) O termo Reversão Psicológica (PR) foi eliminado porque depois de anos de experiência, eu considero que foi erroneamente nomeado. Na prática, PR é uma forma de ganho / perda secundário(a) ou um novo aspecto do problema original. A correção para o PR permanece na Receita Básica do EFT, pois eu descobri que PR pode ser tratada de forma efetiva quando se trata adequadamente os Aspectos, Eventos Específicos, e Trabalho de Detective (ver artigos posteriores). (3) O Ponto Dolorido , A Técnica da Respiração Clavicular e e do Giro do Olho Chão-Teto foram eliminadas porque raramente as usamos. (4) A ideia de “ajustes nas rodadas subseqüentes”, lá onde anteriormente tínhamos trabalhado o problema “remanescente”, não é mais considerada essencial. Também, para dissipar quaisquer preocupações científicas, este alinhamento não mudou o protocolo anterior, do ponto de vista da pesquisa. Os pontos de Tapping básicos e a linguagem permanecem os mesmos. O protocolo da Receita Básica do EFT Tapping, por conveniência e facilidade de aplicação, apenas foi dividido em partes menores . Desta forma, é necessário apenas juntar as partes para chegar ao original usado na pesquisa prévia. Portanto, toda a pesquisa realizada anteriormente é ainda é válida e este tutorial não irá afeta-la. As novas pesquisas podem usar este alinhamento que apresento agora.

Este ponto também é raramente usado, mas gosto de mostrá-lo porque você talvez o encontre em nossos vídeos. Ele está localizado na parte inferior do punho, no ponto médio onde fica a pulseira do relógio. Consulte o desenho para ficar mais claro. Em geral, é mais efetivo fazer o Tapping neste ponto com vários dedos ou mantendo sua mão aberta gentilmente fazer o Tapping com ela na área interior do pulso. Há um ponto similar em cada pulso e, por vezes estes pontos podem ser Tapped ( estimulados) batendo suavemente a parte interna dos pulsos uma contra a outra.

 Agora que você sabe bastante sobre EFT que tal aplicar?

Me conta como ta sendo sua experiência. Vou adorar saber.

Bjs

Please follow and like us:

Mensagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *